Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Por que Deus destruiu Sodoma?


Por que Deus destruiu Sodoma e Gomorra? Fiz um pequeno estudo procurando versículos que expllicassem o porquê e foi isso o que encontrei.  

Gn 18:19-21 – Já que Deus escolhera Abraão para guardar o caminho do Senhor  "fazendo o que é justo e direito", Ele lhe revelou o plano para destruir Sodoma porque  "as acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e seu pecado é tão grave..." (NVI). Não há menção de nenhum pecado específico. 

Isaías 1 – O Senhor faz uma lista dos pecados de Judá e os compara a Sodoma e Gomorra por causa de suas práticas religiosas vazias. Ele os ordena para que "parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva" (vs. 16b-17 NVI) 

Jeremias 23:14 – O profeta Jeremias compara o pecado dos profetas de Jerusalém com o povo de Sodoma e Gomorra. Eles praticam o adultério, mentem e encorajam os mal-feitores, e assim continuam em seu pecado.

Ezequiel 16:49-50 – Esta é a única passagem que declara especificamente qual era o pecado de Sodoma. Eles eram arrogantes, tinham fartura de comida,  viviam despreocupados, acumulavam essas coisas para si e não ajudavam os pobres. Eles eram orgulhosos e faziam o que era abominável perante Deus. 

Mateus 10:15/Lucas 10:12 – Parece implicar que a rejeição dos apóstolos e de sua mensagem e assim,  uma continuidade no pecado,  será julgada de maneira mais severa do que o pecado de Sodoma e Gomorra.

II Pedro 2:6-8 – Pedro diz que Ló se afligia com o "procedimento libertino dos que não tinham princípios morais",  o que parece ser uma referência ao pecado sexual e a lascívia.
Judas 7 – Neste versículo, Judas claramente atribui uma natureza sexual a alguns dos pecados de Sodoma e Gomorra, mas em seu contexto,  parece que o pecado a que se refere seria o desejo de praticar sexo com os anjos.

Então, aonde quero chegar? Bem, não é em afirmar que o homossexualismo é correto.  Há muitas evidências nas Escrituras de que a prática homossexual é pecado, assim como há muitas evidências de que o adultério, a luxúria e o sexo heterossexual fora do casamento são formas de pecado. Tendo dito isso, o argumento de que o pecado de Sodoma e Gomorra era estritamente, ou até mesmo principalmente o da homossexualidade, não é apoiado nas Escrituras. Assim, a lógica errada de que a homossexualidade é de algum modo uma abominação maior para Deus quando comparada com outros pecados sexuais é semelhantemente incorreta.

Com base nesse breve estudo, temos de concluir que o pecado que levou à destruição de Sodoma e Gomorra foi o orgulho e o egocentrismo. Elas tinham sido abençoados por Deus, mas assim como o rico insensato em uma das parábolas de Jesus , acumularam as bênçãos de Deus para si e  ignoraram os pobres e necessitados que lá estavam. Não amaram a Deus nem ao próximo. Mesmo o pecado sexual presente era o resultdado do egocentrismo, já que procuravam satisfazer a concupiscência da carne. Honestamente, acho esse entendimento sobre a queda de Sodoma muito mais incômodo e condenatório para mim pessoalmente, mas, apesar disso, é o que a Bíblia ensina.

3 comentários:

  1. esse assunto é bastante interessante porque fala do real gastigo sobre sodoma e gomorra que foi a arrogancia,a prepotencia,como esta escrito no livro do profeta ezequiel,cap 16:49.
    Fator resultante que provocou outras series de pecados e ao subir aos portoes celestiais Deus resolveu dar um basta aplicando um juízo com puniçao de fogo e enxofre.

    ResponderExcluir
  2. o que eu acho, e que um homem que tem a revelação do Espirito santo de deus, jamais faria um estudo para acobertar o pecado, pecado nao tem maior ou menor todos sao abominação para Deus, e sem duvida o homosexualismo é um deles.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão, infelizmente o comentário de Ez. 16.49 está equivocado. Não é somente no seu estudo, mas todos os outros que consultei na internet e em alguns de doutores da teologia seguem a mesma linha de interpretação. Tenho uma visão muito diferente dessa passagem, mas creio que seja a mais coerente dentro dos critérios bíblicos, linguísticos e teológicos, embora ainda não tenha encontrado ninguém que a compartilhe. Responda, por gentileza, para que possamos conversar sobre o assunto. A interpretação de Ez 16.49 por esse ponto de vista tradicional tem levado alguns segmentos a tentarem anular a presença da homossexualidade em Sodoma. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir