Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que é Missão Integral?

Missão Integral é o entendimento de que a missão de Deus é maior do que simplesmente a salvação das almas. Ao mesmo tempo em que este aspecto do evangelho é imensamente importante, ele deixa de compreender todo o alcance da missão  da missão de Deus. Na verdade, através de Cristo, Deus está reconciliando consigo mesmo todas as coisas (Cl 1:20). René Padilla diz: “A salvação que o evangelho proclama não se limita à reconciliação do homem com Deus: abarca a reconstrução total do homem em todas as suas dimensões de seu ser, tem a ver com a recuperação de todo o homem para o propósito original de Deus para sua criação".[i] Com relação à natureza integral da missão de Deus, Esteban Voth diz:  “A missão de Deus não se limita a estabelecer um relacionamento espiritual com as pessoas, embora isso seja extremamente importante. A missão de Deus também se preocupa com aspectos concretos da existência humana”. [ii]

Estas descrições expressam o desejo de meu coração ao fundar o  Living Bread Ministries. Quis reconciliar um coração preocupado em relação às necessidades dos pobres com um entendimento de que longe do arrependimento do pecado e da fé em Cristo, todos perecerão. E isto é realizado com uma compreensão da integralidade da missão de Deus e foi demonstrado claramente na igreja primitiva (Atos 2:41-47 e 4:32-37). Como Padilla afirma:


Atos 2:41-47 claramente mostra que o resultado da experiência do Pentecoste não é um gueto eclesiástico, dedicado a cultivar a religião individualista e uma igreja separatista, exclusiva. Pelo contrário, é uma comunidade do Espírito, uma comunidade que se torna um centro de atração, ‘caindo na graça de todo o povo’ (v. 47), porque ela encarna os valores do Reino de Deus e afirma, pelo que ela é, pelo que ela faz e pelo que ela diz, que Jesus Cristo foi exaltado como Senhor sobre cada aspecto da vida. É uma comunidade missionária que prega a reconciliação com Deus e a restauração de toda criatura pelo poder do Espírito. [iii]

Este é o tipo de igreja que temos nos dedicado a plantar entre os desesperadamente pobres do terceiro mundo.

[i] Veja René Padilla, Mission Between the Times (Grand Rapids: Eerdmans Publishing Co., 1985), XX.
[ii] Veja Tetsunao Yamamori e Carlos René Padilla, eds., The Local Church, Agent of Transformation: An Ecclesiology for Integral Mission, Brian Cordingly, tr. (Buenos Aires: Kairós Ediciones, 2004), 65.
[iii] Veja Dr. Evvy Hay Campbell, ed., Holistic Mission (Lausanne Occasional Papers 33. Lausanne Committee for World Evangelization, 2004) http://www.lausanne.org/documents/2004forum/LOP33_IG4.pdf (acessado em 18 de  Janeiro de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário